quarta-feira, 20 de junho de 2012

#3 Filmes e Seriados: Flores do Oriente

Oi pessoas!
Eu gosto muito de falar de filmes que vão lançar - que são ao meu ver, interessantes - e de filmes que eu assisti e posso comentar sobre eles.
Não tinha visto um filme que me impactasse e me fizesse refletir e até ter pesadelos depois como Flores do Oriente, um filme que te deixa pra baixo do começo ao fim. Foi um tipo de filme que assistimos calados e saímos da sala calados.
Boa história, bom conteúdo, com um pano de fundo histórico e verídico. É um filme para chorar, emocionar e se revoltar com as guerras e os problemas que elas trazem para os civis.
Flores do Oriente acontece por volta da década de 30, na guerra sino-japonesa, onde a então capital da China, Nanquim, esta sendo atacada pelo japoneses, num cenário reconhecido como "Massacre de Nanquim" ou "Estupro de Nanquim", onde a cidade foi devastada em proporções genocidas que até hoje não se sabe a soma exata de vítimas. Milhares de mulheres foram estupradas e mutiladas nesse episódio horripilante da história chinesa.
Neste contexto, John, um agente funerário folgado e beberrão (interpretado por Christian Bale, eterno Batman), vai até a cidade para fazer o enterro do padre da pequena paróquia católica em Nanquim. Percebendo que o enterro era um dos seus menores problemas, o agente funerário se esconde na igreja para se proteger dos ataques japoneses. Mas ele não esperava que lá estivessem as alunas adolescentes da igreja, que também se refugiavam da guerra. Logo mais tarde, prostitutas que haviam feito "negócio" com o cozinheiro da igreja, tentam invadir a área sagrada, conseguindo se esconder dos ataques.
Bom, não estou afim de fazer SPOILER neste post, mesmo porque eu quero que vocês vejam o filme.
Mas posso garantir que a história vai te envolver, mesmo parecendo um clichê de "mudanças de comportamento".
O filme é dirigido por Zhang Yimou (que dirigiu Clã das Adagas Voadoras e Herói) e tem a presença ilustre do Batman.. digo, Christian Bale. Embora você ache que ele será o único ator bom do filme e que vai se destacar em monólogos, engano seu.
As atrizes mirins e os soldados são bem interpretados e feitos com muita emoção e profissionalismo.
Me encantei com as meninas órfãs do filme e com toda aquela história comovente. É um filme que te faz querer a diferença e se revoltar de mais com tudo que o homem já fez na Terra.
Se você não gosta de cenas fortes, drama ao extremo, tristezas ou histórias que envolvam fatos reais, aconselho a não ver o filme, porque ele tem tudo isso e muito mais.
Agora se você procura tudo isso, achara nesse filme mais do que o esperado e posso dizer com toda certeza que "Flores do Oriente" entrou na lista dos melhores filmes que eu já vi.
Impactante e impressionante em todos os aspectos.


Um comentário: